Curso IV. Conquistando a Maturidade

Conquistando a Maturidade Espiritual

Introdução

Este curso completa a série que podemos chamar de “Trilho de Treinamento” para formação de discípulos de Cristo. Este material tem como base uma compilação de diferentes fontes, listadas na seção “Referências Bibliográficas” (além da Bíblia Sagrada, é claro). A maior parte do material foi extraída das referências [1] e [2], também disponível em DVD nas ministrações dos pastores Aluízio Silva, Marcelo de Almeida, Abe Huber e Naor Pedrosa, as quais são altamente recomendadas (com exceção de um enfoque controverso encontrado na seção “O Reino e a Volta de Jesus”, na ref. 2, págs. 107 a 132, cuja discussão não cabe aqui).

Neste curso serão transmitidas lições valiosíssimas para o seu progresso espiritual e frutificação no Reino de Deus. Veremos alguns  princípios simplesmente vitais para o nosso amadurecimento como cristãos.  Tais definições básicas envolvem, entre outros assuntos importantes, a estrutura trinitária do homem (espírito, alma e corpo), a importância de priorizar o caráter sobre os dons espirituais, a distinção entre a Palavra Escrita (logos) e a Palavra Viva (rhema), os princípios da fé bíblica, as chaves da autoridade espiritual, e a realidade de que Deus reside dentro de nós. Uma vez que saiamos do simples conhecimento racional e passemos a obter a revelação espiritual sobre essas verdades, nossa vida como cristão dará um salto de qualidade, e poderemos progredir muito mais rapidamente em nosso aprendizado como discípulos de Jesus.

Embora grande parte do conteúdo deste curso apresente coisas novas, você notará que alguns pontos já foram introduzidos nos cursos anteriores. Entretanto, por seu valor e importância para a vida espiritual, é sempre bom reforçá-los, pois como já disse o apóstolo Paulo, “não me canso de escrever-lhes as mesmas coisas, que é segurança para vocês” (Fp 3.1).

Ao concluir este treinamento e começar a praticar o que aprendeu nele, você estará avançando a passos largos para consolidar-se como verdadeiro discípulo de Cristo. Por isso, empenhe-se com muita dedicação a estudar cada lição deste curso. Medite sobre cada passagem bíblica, anote e esclareça qualquer dúvida com seu discipulador ou professor. Ao concluir cada lição, sempre faça a pergunta: “Como poderei aplicar isso em minha vida? Como posso viver isso?” Volte-se sempre para o Espírito Santo que habita em você e, orando em seu espírito, coopere com o Divino Mestre para que Ele o leve a um novo nível de revelação e prática da Palavra de Deus.

Que o nosso Deus e Pai o abençoe muito nessa importante etapa de sua vida e cumpra em você o Seu propósito eterno: que você manifeste o caráter, o poder e a glória de Deus, à imagem e semelhança de Seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo!

Slide1Nota 1: nas lições do curso, o símbolo ao lado chamará sua atenção para um ponto particularmente importante, um “conceito-chave”.

 

NOTA 2: Antes de prosseguir, assegure-se de ter lido as informações e instruções gerais sobre os cursos, acessando com um clique a página “Cursos Discipulado” no menu principal do site.

O que você acha? Contribua com um comentário: