DC-04. A salvação

Deus, na Sua misericórdia infinita, se empenha incansavelmente em livrar a humanidade de seus pecados destruidores e atraí-la a Ele (Dt 5.29). Diante da absoluta necessidade do juízo e condenação do pecado, Deus, por amor aos homens, estabeleceu o plano de resgate e salvação da alma humana em seu Filho Jesus Cristo, plano este oferecido a todos (Jo 3.16 Is 56.3-7; 1 Tm 2.4; Tt 2.11).

A salvação é concedida inteiramente pela graça de Deus, e não por mérito nosso (At 15.11; Ef 2.8-9). Não há nada que possamos fazer para “comprar” ou merecer a salvação. O acesso ao plano de salvação se dá exclusivamente pela fé em Deus e somente por meio de Cristo (Mt 10.32; Lc 2.30, 7.50; Jo 10.9; At 4.12, 16.30; Rm 4.3; 10.9; 1Jo 5.12-13; Ap 3.5).

Deus, na Sua presciência e soberania, elegeu e predestinou um povo seu para a salvação. Assim, coletivamente, a predestinação da Igreja e do remanescente judeu é um fato inevitável, o qual está anunciado na Palavra de Deus (Rm 8.29-30, 9.25-29, 11.5-6; Ef 5.27; Cl 2.13-14; 1Pe 1.2). Por outro lado, individualmente, a salvação não é automática, mesmo para aquele indivíduo que recebeu o chamado de Deus. Ser salvo requer  cooperação por parte daquele que crê (Mt 7.14; Lc 13.24; Fl 2.12; 3.13).

A Bíblia também esclarece (para quem quiser entender) que a salvação não é obtida  incondicionalmente, “de uma vez para sempre”, através de uma experiência de conversão vivida só no passado. Ela é uma dádiva condicional de Deus, e a Bíblia deixa isto claro através das inúmeras advertências contra o perigo da apostasia por parte do cristão, que é a única coisa capaz de levá-lo a perder a salvação (Dt 29.18-20; Ez 18.24; Jo 15.6; At 14.22; Rm 8.13; 1Co 15.1-2; Cl 1.21-23; 1Tm 4.16; Hb 2.1-3, 3.6,12-14, 6.4-6; Tg 5.19-20; 2Pe 2.20-22). Porém o cristão fiel, firmado na verdadeira fé, pode ter plena certeza de sua salvação (Jo 5.24, 6.37,47; Rm 8.38,39). Se a doutrina “uma vez salvo, sempre salvo” fosse verdade, isto é, se a possibilidade de perder a salvação (pela decisão individual de negar a fé) não fosse real, então a perseverança seria uma tolice, e não uma virtude.

A salvação é um processo que envolve três etapas:

1. No passado: CONVERSÃO. A conversão genuína envolve o  arrependimento do pecado (Mc 1.15; Lc 13.1-5, 24.47; At 2.38, 3.19, 17.30; Hb 6.1; 2 Pe 3.9) e a justificação pela fé (Mt 26.28; At 10.43; Rm 4.7-8, 6.6-7). O arrependimento é a decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por tê-lo praticado, decidindo-se a abandoná-lo e confiando no perdão de Deus (Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9). O complemento do arrependimento é a fé em Deus e na Sua Palavra (Mt 15.28; Mc 11.22-24; Lc 17.5; Rm 1.16-17; Tt 1.4).

2. No presente: CONSAGRAÇÃO. A consagração envolve: obediência a Deus (Mt 7.21; Hb 5.9; Tg 1.21; 1 Jo 2.4), santificação contra o pecado (Jo 17.17-19; Rm 6.12-14,19, 12.1; Gl 5.16; Hb 12.14; 1 Jo 3.6; Ap 22.14) e perseverança nas lutas (Mt 24.13; Jo 15.6; Hb 10.36-39; Tg 1.12; 2Pe 1.10-11; Ap 2.10). É muito importante ressaltar aqui que a fonte de poder para a verdadeira consagração é o próprio Cristo, e não o esforço legalista humano (Jo 15.5).

3. No futuro: GLORIFICAÇÃO. A glorificação final do povo de Deus envolve a ressurreição dos que morreram salvos em Cristo e a transformação do corpo dos salvos que estiverem vivos no momento do arrebatamento (Rm 8.17-23; 1Co 15.51-53; 1Ts 4.13-17; Fp 3.21; Cl 3.4). A glorificação também envolve a  vida eterna no Reino de Deus (Dn 12.2; Mt 25.46; Lc 18.30; Jo 3.36, 6.27, 10.28; Rm 2.7; 6.22; Gl 6.8; 1Jo 2.25).

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