VC-01. Anotações do Áudio 1

Curso “Vivendo pela Vida de Cristo em Nós” – Frank Viola

Lição 1: Introdução ao tema de “viver pela vida residente do Senhor”, no evangelho de João.

NOTA: Essas são minhas anotações sobre os pontos que considerei mais importantes na mensagem de áudio. Além do que o autor transmitiu, em alguns pontos acrescentei textos meus. Frank Viola autorizou a publicação dessas notas em Português, com o seguinte “disclaimer”: “Frank Viola não fala Português, de modo que ele não pode avaliar quão fiel é a tradução abaixo. Para acessar os livros de Frank Viola em Português, clique http://frankviola.org/europe. Se você fala Inglês, pode acessar o curso “Living by the Indwelling Life of Christ” em http://frankviola.info
  • Após vários anos de evangelho, a grande revelação: O propósito de Deus é morar dentro do seu povo! Mas… COMO é que eu posso viver essa realidade?
  • Este curso é uma série de 9 ministrações, cada uma somando-se sobre a outra, com partes conceituais e partes práticas. O objetivo é equipar, não apenas informar.
  •  Há 3 coisas sobre as quais Jesus mais falou, registradas nos evangelhos: o reino de Deus, o Pai, e Vida. Vamos nos concentrar na narrativa bíblica da Vida.
  • O primeiro versículo do primeiro livro da Bíblia começa com a forma mais elevada de vida: No principio DEUS. Gn 1 continua introduzindo as demais formas de vida criadas por Deus, desde a mais inferior:
  • 1. Plantas; 2. Peixes; 3. Aves; 4. Animais terrestres; 5. Homem; 6. Anjos
  • Em Gn 1 e 2, vemos que Deus criou o homem com um propósito: que ele expressasse sua imagem, seu caráter na terra, e governasse sobre toda a criação, incluindo a serpente.
  • Deus sopra sobre o homem, e o sopro, o “ruach” de Deus, faz do homem de barro uma alma vivente!
  • Havia duas árvores no centro do jardim: a da vida e a do conhecimento do bem e do mal. Preste atenção nos nomes dessas árvores. Uma era a árvore da vida. Não era a árvore do conhecimento da vida; era a própria Vida. A árvore da vida é muito importante. Ela desvenda, revela, resume toda a Bíblia! Ela aparece no início e no fim da narrativa bíblica!  A árvore da vida continha a Vida Divina em forma transmissível e “recebível”. Deus deu ordem para eles comerem da árvore da vida. O que acontece quando comemos alguma comida nutritiva? Ela entra entra em nosso organismo, nutre e revigora nossas células, nos mantém vivos e passa a ser parte do nosso ser…
  • Algo simplesmente fantástico podemos concluir daí: o propósito de Deus era, desde o início, colocar sua vida divina dentro do homem! Sua vida não-criada, eterna, divina dentro do Homem!!!
  • Agora, o que acontece quando você transmite vida, o seu DNA para gerar um outro ser? Ele se torna seu filho! Ossos dos seus ossos e carne da sua carne. Deus queria filhos e filhas, uma família, a Família de Deus, a Igreja!
  • Conhecemos o que aconteceu em Gn 3. A tática de Satanás foi desconectar o homem de Deus, porque nessa condição o homem (uma forma de vida inferior à vida angelical) seria certamente derrotado. Se eles tivessem comido da árvore da vida, eles teriam a vida divina dentro deles, seriam completamente unidos e totalmente dependentes de Deus,  vivendo pela vida divina dentro deles e expressando a vida, o caráter, a luz e a glória de Deus! Mas o homem comeu da árvore errada. O que aconteceu em seguida afetou todo o ser humano, em corpo, alma e espírito:
  1. O corpo do homem tornou-se carne mortal
  2. A alma do homem tornou-se o ego auto-suficiente
  3. O espírito do homem tornou-se contaminado e associado à serpente.
  • O homem passou a ser auto-suficiente, um ser independente de Deus, com a capacidade de conhecer o bem e conhecer o mal, tentando fazer o bem e afastar-se do mal, por sua própria força e vontade. Isso é a definição de religião! A religião ensina o que é o bom e nos exorta a nos esforçarmos para evitar o mal. O problema é que é impossível para um ser humano viver um padrão de vida divino. É como pedir para uma planta ser um mamífero, ou a um pássaro para ser um homem. Essa é a história da humanidade, tentando ser “boa”, independentemente de Deus! Basta ver o que a religião tem feito, e o que tem sido feito em nome da “religião”.

Isso foi apenas a introdução do curso…

Agora vamos para Gênesis 1 e 2 “reloaded”: os capítulos 1 e 2 do evangelho de João. João revela  Jesus como a Vida.  A palavra vida (gr. “zoe”) aparece aí 32 vezes, mais 10 em 1Jo!

  • Leia o inicio de João (Jo 1.1-14), estabelecendo o paralelo com Gênesis. Quando Jesus entrou no mundo, a Árvore da Vida estava sendo de novo oferecida ao homem!
  • Jo 1.14: quando você recebeu Jesus não apenas teve seus pecados perdoados, mas a ZOE, o DNA de Deus entrou em você pela fé!!! Nascido DE Deus!!! 1Pe 1.23: nascido de semente incorruptível. 2Pe 1.4: co-participantes da natureza divina!
  • Jo 6.47ss: Jesus, apresentando-se como comida.  De fato, a comida e o sistema digestivo (e tantas outras coisas mais na natureza e no Universo) foram criados para ilustrar Jesus!
  • “E tenham vida em abundância” não é “bens em abundância” (como atualmente o evangelho é transmitido em muitas igrejas, reduzindo-o à “pobreza da prosperidade material”). É zoe, vida superlativa, vida DIVINA! Aqui e agora, neste mundo, nesta vida!
  • 1Jo 1.1-2; 1Jo 5.20. ELE é a vida! A Vida Eterna não é um estado futuro, mas UMA PESSOA!
  • Jo 15, Jesus, a videira. O ramo conectado à videira reproduz a vida, a natureza da árvore, naturalmente (e não por sentimento de culpa ou por pressão religiosa do viticultor).
  • Jo 12.24, 20.17. Jesus ressurreto, a árvore da vida, no jardim, de novo: “vai dizer aos MEUS IRMÃOS … sou enviado ao meu Pai e VOSSO PAI!!I Foi a primeira vez que Jesus se referiu à Igreja como seus irmãos. No versículo 21: “assim como o Pai me enviou eu vos envio”. E soprou sobre eles! O que o Pai foi para mim, eu agora sou para vocês!  A Semente de Vida que havia morrido e saído da terra, dava agora muito fruto! 1Co 15.45: o Cristo ressurreto tornou-se espirito vivificante, o espirito doador de vida! Rm 8.29: “o primogênito entre muitos irmãos”.
  • Jesus é a Árvore da Vida, e Cf. Gn 1 a árvore dá fruto segundo a sua ESPÉCIE! Você é nascido de Deus, gerado em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Portanto, você é, de fato, filho de Deus!

Mas o ponto central não é este, ainda! A questão é COMO é que Jesus viveu pela vida do Pai? Vejamos:

  • “O Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.” (Jo 5.19).
  • “Eu nada posso fazer de mim mesmo. Da forma como ouço, assim julgo.” (Jo 5.30)
  • “O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.” (Jo 7.16)
  • “Eu nada falo por mim mesmo, mas falo como o Pai me ensinou.” (Jo 8.28)
  • “Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou, esse me ordenou o que dizer e o que anunciar.” (Jo 12.49)
  • “As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que vive em mim, é que está fazendo sua obra.” (Jo 14.10)
  •  “As palavras que vocês estão ouvindo não são minhas, mas do Pai que me enviou.” (Jo 14.24)

Com isso, podemos chegar a uma conclusão importantíssima: Jesus não fazia nada independentemente do Pai. Ele não viveu sua vida tentando discernir o mal e fazer o bem. O “segundo Adão” não comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. Jesus viveu pela Vida do Pai residente dentro dele!

Aí você pode pensar: Jesus viveu assim porque ele era O Filho Unigênito de Deus. Mas eu… Mas aí vem a parte mais emocionante:

Jo 6.57: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá!”. Você recebeu Jesus, você comeu da Árvore da Vida, você tem dentro de você a “Zoe” de Deus, a forma de vida mais elevada que existe!! E assim como Jesus viveu pela vida do Pai, você não apenas tem vida eterna, mas também tem o privilégio de viver pela vida de Cristo dentro de você!!!

E para que? Para que a Sua imagem, a imagem e semelhança de Deus possa ser expressada na terra, através de nós!

Nunca me haviam ensinado que a própria vida de Deus vive em mim, e que eu tenho a coisa mais preciosa do Universo dentro de mim! E que, além disso, é por meio dessa força de vida que eu posso e devo viver.

Sempre me ensinavam a viver pelo conhecimento do bem e do mal. Exemplo, do livro “Em Seus Passos” (In His Steps): “O que Jesus faria?”. Nos EUA chegaram a vender pulseiras que essa frase. Isto é: qual escolha EU devo fazer, com base em MEU julgamento dessa situação? Como posso evitar o mal? Se EU me esforçar mais, se EU orar mais, se EU jejuar mais, se EU memorizar mais versículos…

Viver uma vida cristã não é apenas difícil; é IMPOSSÍVEL! Um homem perguntando “o que é que EU devo fazer para imitar Jesus?” é o mesmo que um peru perguntando “o que é que EU acho que um homem faria numa situação assim?”. Não vai dar certo… Foi por isso que Jesus disse: “Sem mim, NADA podeis fazer”.

A vida cristã não é “O que Jesus faria numa situação assim?”, mas sim “O que é que Jesus está fazendo agora em mim?”. A experiência espiritual de Jesus: “Eu só faço o que eu vejo o Pai fazer” (tempo presente). Portanto, devemos perguntar: “Em qual direção a vida dele em mim está se movendo agora?”.

Cristo EM VÓS, esperança da glória. Já não vivo eu, mas Cristo VIVE EM MIM! Você pode viver pela vida divina em você! Coma da árvore certa! Não apenas uma mordidinha, uma vez só. Coma sempre, ele é o Pão da Vida!

CONCLUSÃO: JESUS VIVE DENTRO DE MIM! Eu tenho em mim a forma de vida mais elevada, gloriosa, magnífica, superlativa e poderosa que existe no Universo!!! Ouça bem: a mesma vida pela qual o Pai vive e sempre viveu está em você, e você pode viver por ela! Isto não é uma teoria, é uma realidade. Ele nos deu o privilégio, a honra e a graça de viver pela Sua vida!

Tarefa:

  • Anotar e compartilhar com seus irmãos 3 a 5 pontos que falaram com você nesta mensagem.

O que você acha? Contribua com um comentário: