DD-08. Iniciando a caminhada com Cristo

images-1Um guia básico para quem começou a crer

(Texto baseado no livreto “Agora você aceitou a Cristo”, ADHONEP, Caixa Postal 13167, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20210-972)

Ao declarar sua fé em Jesus Cristo e recebê-lo  como Senhor e Salvador, você deu o passo mais importante da sua vida! Com isso, Deus lhe abriu um novo caminho. Mas quais são os próximos passos nessa caminhada? O que mais você precisa saber? O que é que Deus fará por você? E o que cabe a você fazer?

Este texto tem a finalidade de orientá-lo em sua nova vida em Cristo. Nele você vai aprender coisas muito importantes. É o “ABC” da vida cristã:

A.    Quatro coisas que Deus quer que você saiba
B.    Quatro coisas que Deus quer que você tenha
C.    Quatro coisas que Deus quer que você faça

Leia-o com atenção! Pegue uma Bíblia, confira as passagens mencionadas no texto. Medite sobre elas, e a Palavra de Deus o guiará à mais extraordinária experiência que você jamais poderá ter: viver pela vida de Jesus Cristo dentro de você!

Se você tiver dúvidas sobre o conteúdo dessa lição, não hesite em nos contactar. Deixe sue comentário no final, ou escreva-nos via email. Estaremos sempre à sua disposição para ajudá-lo no início dessa caminhada maravilhosa com Jesus!

A. Quatro coisas que Deus quer que você saiba

  1. Deus ama você
  2. Você é uma nova pessoa
  3. Você pode viver vitoriosamente
  4. Deus está com você todos os momentos da sua vida

1. Deus ama vocêSlide01

A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4.16). E na carta do apóstolo Paulo aos efésios está escrito: “Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2.4-5). É pelo amor de Deus que você recebeu Jesus; é pelo seu grande amor que você está lendo essas palavras. Deus jamais se esquecerá de você: “Por acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, e não ter compaixão do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de você.” (Isaías 49.15). Na sua caminhada, não importa o que aconteça, jamais se esqueça dessa verdade: Deus ama você, e nada poderá separar você do amor de Deus! (leia Romanos 8.38).

2. Você é uma nova pessoaSlide02

Ao receber Jesus como Senhor e Salvador, pela fé em seu coração, em você se cumpriu a seguinte promessa da Bíblia: “Mas a todos os que o receberam, aqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”. Desde aquele momento, você é filho de Deus! Deus já não vê você como pecador condenado, mas como filho restaurado. Quando o filho pródigo se arrependeu e voltou para casa, o pai o recebeu alegre, de braços abertos: “Pois este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a festejar o seu regresso.” (Lucas 15.24) Pela fé no sacrifício de sangue que Jesus fez, você foi perdoado e liberto do poder do pecado: “Pois sabemos isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja tornado inoperante, a fim de não servirmos mais ao pecado.” (Romanos 6.6). Não importa o estilo de vida e o que você tenha feito no passado, ao receber Jesus você nasceu de novo! Assim, você sempre poderá viver como uma nova pessoa nos caminhos do Senhor: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas velhas já passaram, e tudo se renovou.” (2 Coríntios 5.17).

3. Você pode viver vitoriosamenteSlide03

Por ser uma nova pessoa, você agora pode vencer as tentações e dizer não ao pecado (leia 1Coríntios 6.9-11 e Gálatas 5.16-21 para saber o que é pecado!). Quem está em Cristo não vive pecando, e não se agrada com o pecado (1João 3.6). Mas Jesus sabe que somos falhos (Mt 26.41). E se na sua caminhada com Cristo, toda vez que você cair em tentação e pecar, arrependa-se imediatamente e saiba que o sangue de Jesus é poderoso para limpar todo mal: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, nos enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Mas se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” (1João 1.8-9) “…e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.” (1 João 1.7b). Como podemos viver vitoriosamente? O apóstolo Paulo ensina que devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus (Romanos 6.11). Quer dizer que você deve crer que Jesus de fato crucificou sua natureza pecadora, e que ele realmente vive dentro de você. Paulo disse: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E a vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou, e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2.20) Por isso, não se entregue ao pecado, mas sim a Deus. Dedique sua vida ao Senhor! Dê seu espírito, alma e corpo para Deus! Dedique-se a servi-lo. Se você fizer isto, o pecado não terá poder sobre sua vida, e você será um vencedor em Cristo! (leia Romanos 6.12-14 e Efésios 4.22-24).

4. Deus está com você todos os momentos da sua vidaSlide04

Em alguns momentos pode parecer que Deus está muito longe de você. Mas isso é só impressão, porque Jesus prometeu nunca nos abandonar (Mt 28.20). Na verdade, Jesus não pode estar mais próximo de você do que Ele já está, porque a verdade é que Ele habita dentro de todos os que o amam e obedecem os seus mandamentos. Ele disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e nele faremos morada.” (João 12.23). Em qualquer momento de sua vida, sempre que você se voltar para Deus, ele estará pronto para ajudá-lo: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.” (Salmo 145.18). Então confie sempre na presença de Deus em sua vida. Ele é fiel, e jamais falha. Com ele você pode contar, sempre, e em qualquer circunstância!

B. Quatro coisas que Deus quer que você tenha

1. A Paz

2. A plenitude no Espírito Santo

3. Uma vida melhor

4. O Céu

1. A PazSlide05

Deus quer que você tenha paz, a paz verdadeira, inabalável e eterna, que somente podemos encontrar em Cristo. Anunciado à humanidade pelos profetas desde os tempos da antiguidade, Jesus é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Em João 14.27 Jesus disse: “Deixo a vocês a minha paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”  E em João 16.33 ele acrescenta: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; mas tenham bom ânimo! Eu venci o mundo.”  A paz que Jesus nos dá não é passageira; ela não depende das circunstâncias à nossa volta. É uma paz espiritual, sobrenatural, profunda, que brota do nosso interior sempre que buscamos a Deus. Mesmo que as tempestades da vida sejam muito violentas, ainda assim você encontrará paz em Jesus, a paz que nasce da oração, pela graça de Deus. Quando você se sentir perseguido e atormentado pelas circunstâncias da vida, pare e medite em Filipenses 4.6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus“.  Tome posse dessa promessa maravilhosa e coloque-a em prática, sempre que estiver passando por dificuldades!

2. A plenitude no Espírito SantoSlide06

A Bíblia se refere a uma experiência que é distinta da salvação: o batismo no Espírito Santo (veja Marcos 1.8 e Atos 1.4-5,11.15-16). Através dessa experiência os cristãos recebem o revestimento de poder necessário para serem mais eficazes no testemunho a outras pessoas e na expansão do evangelho. Quando um cristão está cheio do Espírito Santo, não somente tem mais poder para servir a Deus como também experimenta maior alegria e sente um profundo amor por Cristo, vivendo em comunhão mais estreita com o Senhor. Como você pode receber esta experiência abençoada? Simplesmente pela fé e pela oração (estude Lucas 11.9-13). Converse com cristãos experientes e peça-lhes maiores explicações sobre o batismo no Espírito Santo. Não demore a buscar essa bênção! Ela o ajudará a ser um cristão mais forte, fazendo de você um instrumento poderoso nas mãos de Deus.

3. Uma vida melhorSlide07

Algumas pessoas pensam que ser cristão é ter uma vida monótona, deprimente, alienada, muito dura e cheia de privações. Mas a realidade é justamente o oposto! A vida cristã é estimulante e gratificante, melhor que aquela que qualquer não-convertido possa ter. Os cristãos são o povo mais feliz do planeta!

Não estamos afirmando que Deus fará de você um milionário. É verdade que Deus pode enriquecer materialmente a quem Ele queira, mas Jesus disse: “Cuidado! Guardem-se contra todo tipo de ganância, porque a vida de um homem não consiste na quantidade dos bens que ele possui.” A certeza que podemos ter é que se buscarmos a justiça de Deus como prioridade, Ele suprirá infalivelmente nossas necessidades materiais (estude o ensino de Jesus em Mateus 6.25-33).

Deus, que sempre garante o melhor para seus filhos, nos dá algo muito mais precioso e duradouro que qualquer coisa que possamos obter no mundo. Temos e vivemos a promessa infalível de uma vida de bênçãos, hoje e eternamente. Em primeiro lugar, Deus nos concede bênçãos espirituais. Na verdade, em Jesus Cristo já recebemos todas as bênçãos espirituais, bastando tomarmos posse delas, pela fé! (leia Efésios 1.3). Sua vida agora desfruta de paz e você está livre do poder do pecado. Por servir a Cristo, você passa a experimentar uma profunda satisfação, não somente em sua mente, mas também em seu espírito. Além disso, temos a promessa de bênção físicas. Temos um Deus que se alegra em curar nossas enfermidades (veja, por exemplo, Êxodo 15.26 e Mateus 8.14-17). Em João 14.12 Jesus prometeu que, pelo poder do Espírito Santo, seus discípulos fariam obras ainda maiores que Ele fez nos três anos de seu ministério na terra. E foi isso que os discípulos fizeram (Atos 5.14-16; 19.11-12) e continuam fazendo até os dias de hoje. Portanto você tem todos os motivos para se alegrar em Cristo a cada dia, andando de cabeça erguida e com um sorriso nos lábios, mesmo nos momentos mais difíceis, por saber que no final tudo dá certo para os filhos de Deus e que em Jesus somos mais do que vencedores (medite sobre Romanos 8.28-39).

4. O CéuSlide08

Estamos aqui na terra só de passagem, por um curto período de tempo. Nosso alvo é o Céu. Jesus já foi na frente, para nos preparar lugar e ele prometeu nos buscar para estarmos com ele no Paraíso, por toda a eternidade (João 14.2-3). As coisas que Deus tem reservadas para seus filhos são tão maravilhosas que estão além da nossa imaginação. Muito mais além do céu que enxergamos ou do próprio Universo observável pelo homem está um novo mundo onde as pessoas salvas em Cristo vão habitar para sempre. É impossível descrever o Reino de Deus com imagens ou palavras. Mas no livro de Apocalipse, o apóstolo João relata a visão que Jesus lhe deu do Céu. Em certo momento da visão ele ouviu uma voz que disse: “Eis aqui a casa de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21.3-4). Que maravilha é o céu! E Deus quer que você esteja lá! Basta perseverar na caminhada, guiado pela mão poderosa do Senhor Jesus. Siga o exemplo do apóstolo Paulo, que disse: “… mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13b-14).

C. Quatro coisas que Deus quer que você faça

1. Ter comunhão com Deus

2. Ter comunhão com os demais cristãos

3. Expressar a vida divina que está em você

4. Batizar-se nas águas

1. Ter comunhão com Deus

Jesus Cristo nos revelou que o nosso Pai Celestial busca adoradores que o adorem em espírito (no mais profundo do nosso ser) e em verdade (com a sinceridade de um coração puro). Leia João 4.23-24 e Tiago 4.5. Podemos concluir então que Deus deseja intensamente que nós tenhamos um relacionamento íntimo com Ele. E a Bíblia diz em Tiago 4.8: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês.” Leia também João 14.21-23. Portanto, veja que verdade maravilhosa: você terá tanto de Deus quanto você mesmo desejar! É você que decide o nível de intimidade que quer ter com Deus! Basta amá-lo, obedecê-lo e buscá-lo de todo o coração (Jeremias 29.13).

Mas como podemos desenvolver esse relacionamento íntimo com Deus? Simplesmente dedicando tempo para estar com Deus e sentir sua presença de maneira mais intensa. Comece criando o hábito de ter um tempo a sós com Deus, diariamente. Você logo vai descobrir que essa é a melhor parte do seu dia, pois passará a ter experiências maravilhosas com Ele! E o que devemos fazer nesse período? Duas coisas são simplesmente vitais para ter comunhão com Deus: ler a Bíblia e orar.

Slide09A Bíblia Sagrada é a infalível e inerrante Palavra de Deus revelada à humanidade. Ela deve ser o seu alimento espiritual de todos os dias. O apóstolo Pedro, instruindo novos cristãos, diz: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.” (1Pedro 2.2-3) Como alguém pode começar a estudar a Bíblia?. Primeiramente, se for possível, compre uma Bíblia de estudo. Além do texto bíblico, ela contém muitas notas explicativas, estudos, mapas e diversos outros tipo de ajuda para um entendimento mais profundo. Mas se não for possível, pelo menos procure uma versão mais fácil de entender, pois existem algumas muito antigas e com palavras pouco conhecidas hoje. Prefira as versões mais novas, com linguagem atualizada, como por exemplo a “Nova Versão Internacional”, ou a “Almeida Revista e Atualizada”. Numa livraria cristã você certamente encontrará ajuda para isso. Você verá que a Bíblia é dividida em duas partes, cada uma com vários livros: O Antigo Testamento e o Novo Testamento. Recomendamos começar sua leitura pelo Novo Testamento, de compreensão mais fácil. Procure ler um ou dois capítulos todos os dias. Não apenas leia, mas trate de meditar sobre o que você leu. Quando alguma palavra ou versículo lhe tocar o coração, pare e medite. Releia o trecho lentamente várias vezes, buscando revelação e entendimento espiritual mais profundo, até ter certeza de que absorveu tudo o que podia, e que o seu espírito está alimentado. Essa é a melhor maneira de crescer e amadurecer como cristão! E o mais importante de tudo: coloque em prática o que aprendeu. O evangelho é para ser vivido! Isso transformará rapidamente sua vida. Você se alegrará com o poder da Palavra de Deus e com o amor de Jesus.

Slide10Além de ler a Bíblia no seu período devocional diário, é simplesmente fundamental que você ore também. A oração é o nosso canal de comunicação direta com Deus. Através da oração, começamos a ter experiências concretas com Deus, pois ele ouve e responde nossas orações. Orar é simplesmente conversar com Deus, como um filho se dirige a seu pai amado, com respeito e confiança de que ele sempre fará o melhor por nós. Na oração podemos expressar nosso amor e gratidão a Deus, podemos adorá-lo, podemos apresentar nossos problemas e necessidades, podemos interceder por outras pessoas e receber consolação e fortalecimento em nossas dificuldades. A Bíblia está repleta de histórias de homens e mullheres que, através da oração e fé em Deus, realizaram grandes feitos. “A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5.16b). Jesus ensinou que devemos orar sempre, sem jamais desanimar (leia Lucas 18.1-7). A oração é a chave do sucesso. Portanto, a partir de hoje, faça da leitura bíblica e oração um hábito devocional diário! Para mais detalhes sobre isso, veja a próxima lição deste curso.

2. Ter comunhão com os demais cristãosSlide11

Com certeza, ao receber Jesus como Salvador e Senhor, você sentiu algo novo. Uma chama de vida se acendeu em seu coração. Mas se uma brasa não se juntar a outras, ela pode esfriar rapidamente. Então é muito importante que você crie o hábito de participar de uma igreja. Você precisa de comunhão e encorajamento de outros irmãos enquanto cresce na presença de Deus. Na carta à comunidade dos hebreus cristãos, a Bíblia nos adverte: “Tenhamos também consideração uns pelos outros, para nos estimularmos ao amor a às boas obras. E não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns.” (Hebreus 10.24-25).

A igreja não é um prédio, mas sim uma comunidade de discípulos de Jesus, vivendo em unidade para servir a Deus e ao próximo. Ao participar dessa comunidade, sua vida espiritual será edificada. Numa verdadeira comunidade cristã, que tem Jesus Cristo como o centro de tudo, você receberá instrução e apoio. Nela você poderá compartilhar do amor de Cristo com outros irmãos e receber consolação nas lutas da vida.

3. Expressar a vida divina que está em vocêSlide12

É vontade de Jesus que nossa maneira de viver seja um testemunho vivo dEle próprio nesse mundo, do mesmo modo como a vida que ele teve entre os homens foi um testemunho do Pai Celestial. Jesus disse aos primeiros discípulos: “vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.” (Atos 1.8). Para isso, procure encher-se da presença de Deus em sua vida, até que ele transborde e atinja as pessoas ao seu redor. Sature-se do amor de Deus que está em você, e expresse-o naturalmente aos seus irmãos e ao próximo. Sempre que você tiver oportunidade, fale de Jesus Cristo a outras pessoas, mas faça-o com amor e sabedoria. E lembre-se que as ações falam mais alto que as palavras. Peça a Deus ajuda sobre isso, pois Ele é o maior interessado em receber novos filhos para o seu Reino. Você sentirá uma alegria muito grande ajudando alguém a ter a vida restaurada pelo poder do evangelho. Além disso, você ficará surpreso com o fortalecimento da sua fé e com a determinação cada vez mais firme de seguir a Cristo. E não se importe se algumas pessoas rirem e zombarem de você pelo fato de você crer em Jesus. A paz interior, a alegria de estar servindo ao Senhor e a certeza de que Ele se alegra com seu esforço são recompensas mais do que suficientes para superar quaisquer dificuldades para dar testemunho de Cristo.

4. Batizar-se nas águasSlide13

Discípulo é aquele que aprende e coloca em prática tudo o que o Mestre lhe ensina. Jesus não pode ser nosso Salvador se não o temos  como nosso Senhor. E se realmente Jesus Cristo é o nosso Senhor, devemos obedecê-lo, confiando que o que ele nos ordena é sempre o melhor para nós. E Jesus deixou esta ordem bem clara: “Vão e façam discípulos em todos os lugares, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer tudo o que eu lhes ordenei, e eu estarei com vocês todos os dias, até o final dos tempos.” (Mateus 28.19-20). O batismo é tão necessário e importante que o próprio Jesus, mesmo sem necessitar o batismo, fez questão de ser batizado, para nos dar exemplo (Mt 3.13-17). E uma das primeiras coisas que Jesus começou a fazer foi batizar seus discípulos, como vemos em João 3.22,26. O livro de Atos dos Apóstolos está repleto de exemplos de que as pessoas realmente convertidas, após terem se arrependido dos seus pecados e terem recebido Jesus como Senhor e Salvador (em idade adulta, portanto), elas imediatamente se batizavam nas águas (veja Atos 2.38, 8.36-38, 10.47-48, 22.16; 1Coríntios 1.14-16). O batismo, feito com pleno entendimento, é uma confissão pública da fé em Jesus. Significa o fim da nossa escravidão em relação ao pecado e marca o compromisso pessoal de viver uma nova vida, passando a ser membro do corpo de Cristo (reflita sobre Romanos 6.1-12; 1Coríntios 12.13, Colossenses 2.11-13, 3.3-14).

Uma vez que o batismo requer arrependimento dos pecados, fica claro que o batismo feito na infância não é o batismo bíblico, pois uma criança não tem consciência de pecado, e portanto não pode arrepender-se. Na Bíblia não vemos um único exemplo ou referência de batismo de crianças. Jesus, os apóstolos e todos os primeiros cristãos se batizaram em idade adulta.

Portanto, se você:

  • creu em Jesus e o recebeu como Salvador e Senhor;
  • se arrependeu dos seus pecados e tomou posse  do perdão proporcionado pelo sangue de Jesus derramado em seu lugar, na cruz;
  • está disposto a viver uma nova vida como discípulo de Jesus, imitando o Mestre, obedecendo seus mandamentos e seguindo os princípios e ensinos deixados por Deus na Bíblia Sagrada;

então você deve tomar agora mesmo a decisão do batismo! Podemos afirmar que você não poderá progredir espiritualmente como discípulo de Cristo se você não se batizar.

Ao batizar-se, você sepultará nas águas a “velha criatura” escravizada pelo pecado e renascerá como filho de Deus. Passará então a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a única e verdadeira Igreja. Após orar e ter tomado a decisão de batizar-se, procure seu líder ou pastor para informar-se sobre como proceder!

Resumindo tudo:

A. Deus quer que você saiba que: 1) Ele ama você;  2) Você é uma nova pessoa; 3) Você pode viver vitoriosamente e 4) Ele está com você todos os momentos da sua vida.

B. Deus quer que você tenha: 1) A paz; 2) A plenitude no Espírito Santo; 3) Uma vida melhor e 4) O céu.

C. E Deus quer você faça o seguinte: 1) Tenha comunhão com Deus; 2) Tenha comunhão com os demais cristãos; 3) Expresse a vida divina que está em você; e 4) Batize-se nas águas.

Que Deus o abençoe muitíssimo em todos os passos de sua caminhada com Cristo!

Uma resposta

  1. De acuerdo a la época que estamos pasando se hace necesario repensar, concientizar y redireccionar los rumbos que la iglesia de los dias de hoy, por eso este sitio tiene el contenido para ello.

O que você acha? Contribua com um comentário: