VC-02. Anotações do Áudio 2

“Vivendo pela Vida de Cristo em Nós” – Frank Viola

Lição 2: Regeneração, a consciência da vida divina e os cinco sentidos espirituais

NOTA: Essas são minhas anotações sobre os pontos que considerei mais importantes na mensagem de áudio. Além do que o autor transmitiu, em alguns pontos acrescentei textos meus. Frank Viola autorizou a publicação dessas notas em Português, com o seguinte “disclaimer”: “Frank Viola não fala Português, de modo que ele não pode avaliar quão fiel é a tradução abaixo. Para acessar os livros de Frank Viola em Português, clique http://frankviola.org/europe. Se você fala Inglês, pode acessar o curso “Living by the Indwelling Life of Christ” em http://frankviola.info

Revisão da lição anterior: o propósito de Deus desde  o início é introduzir Sua vida no homem, para que expressemos sua imagem e exerçamos seu domínio sobre a terra. Dois pontos adicionais sobre isto:

1. O que significa expressar sua imagem? Quem é a imagem do Deus invisível? Só existe uma pessoa da Trindade que tem uma imagem: O Filho. Expressar a imagem de Deus é expressar o Filho de Deus, Jesus Cristo.

2. Esta expressão é COLETIVA: crescei e multiplicai-VOS, ENCHEI a terra, DOMINAI, SUJEITAI… (plural). Ou seja, é a IGREJA que expressa Jesus, corporativamente. A igreja está no centro do propósito eterno de Deus, desde o início.

  • Quando você recebeu Jesus, foi transformado numa nova criatura, uma nova espécie, por ter recebido a vida divina. Toda espécie necessita de um hábitat para viver. Se você tira uma espécie do seu hábitat, ou ela morre ou perde seus instintos.
  • O hábitat de um filho ou filha de Deus é a Igreja! A Igreja é um grupo de indivíduos que estão aprendendo a viver pela vida de Cristo, juntos. Precisamos uns dos outros! Cuidar, amar, prover, ensinar, edificar, exortar, UNS AOS OUTROS.  Isto é a Igreja, e o “método” para formar igreja é: aprender, juntos, a viver pela vida de Cristo em nós.

Nesta lição vamos expandir três pontos da lição anterior.

 1. O NOVO NASCIMENTO

  • O que você entende por novo nascimento? Quando algo ou alguém nasce, significa reprodução de uma forma de vida; uma nova criatura. Nascimento significa transmissão de vida.
  • DNA, o código genético: “contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos, e que transmitem suas características hereditárias”.
  • No nascimento espiritual, Deus é o reprodutor, e a vida que ele transmite é Ele próprio, pois Ele é a própria Vida. 2Pe 1.4 diz que somos co-participantes (gr. koinonos) da natureza divina. V. Jo 1.12-13. Nós somos de fato filhos nascidos, gerados por Deus! Isso não é uma teoria, não é posicional, é literal. Nós temos dentro de nós a mesma vida que Deus sempre teve!

Essa vida tem as seguintes características:

a)  Ela contém a natureza de Deus, o DNA divino, o caráter de Deus.

b)  Ela é vida não-criada, eterna. Não teve início e não tem fim.

c)  Ela é imutável, é sempre a mesma, em todos os lugares e épocas.

d)  d) Ela é indestrutível. A morte não tem poder sobre ela.

Esta é a vida que temos dentro de nós!

Por causa da queda, nós estávamos mortos, separados da vida de Deus (Ef 2.1,5). Mas quando recebemos Jesus, nascemos de novo: Jo 1.12-13, 3.5-8,13-5, 1Pe 1.23; 1Jo 2.29, 3.9, 5.1,4, 18; Tt 3.5. Semente, nascimento, DNA, transmissão e reprodução de vida: são coisas que Deus permeou na natureza para indicar como é que nós nascemos dEle! Pense nisso…

Espiritualmente, o  que aconteceu quando eu e vc recebemos Jesus, foi uma reprise do que aconteceu quando Jesus foi concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo! Creia ou não, a vida cristã é uma reprise da vida de Jesus aqui na terra, desde o nascimento até sua morte e ressurreição! Tudo o que aconteceu com Jesus, acontece com você!

2. CONSCIÊNCIA DA VIDA DE DEUS

Quando você nasceu, você se tornou consciente da sua vida. Foi um processo gradual, através de sentimentos, pensamentos, reconhecimento do entorno físico. Como tomamos consciência do mundo físico? Pelos 5 sentidos. Tudo o que você pode perceber pelos 5 sentidos no mundo físico, é real. O mesmo acontece no mundo espiritual! Existem os sentidos espirituais, que é como nos tornamos conscientes da realidade da vida de Deus em nós.

Quando nós nascemos de novo, também fomos dotados de sentidos espirituais. Passagens, mencionadas no livro “Jesus Manifesto”:

  • Visão espiritual: 2Co 4.18, 3.18, Hb 2.9
  • Audição espiritual: Ap 3.20, 22
  • Paladar espiritual: Hb 6.4, 1Pe 2.3, Sl 34.8
  • Olfato e tato espiritual: Cl 2.19, 2Co 2.14

É através desses sentidos que tomamos consciência da vida de Deus. Ao longo do curso, vamos aprender como usar esses sentidos para viver através da vida de Deus em nós.

3. A COMUNHÃO DA VIDA DE DEUS

1Co 1.9 e 1Jo 1.1-3. 1Co 1.9 é a chave para toda 1Co e também revela o chamado de todo cristão: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor”. O sentido da palavra koinonia no grego abrange “comunhão ÍNTIMA”.

1Jo 1:  O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

Tarefas:

  • Anotar e compartilhar 3 a 5 pontos que falaram com você nesta mensagem.
  • Ler e meditar sobre os 4 trechos seguintes de Gálatas: Gl 1.16-17, 2.20, 4.19, 6.15.
  • Logo ao despertar pela manhã, volte sua atenção (mente e coração) para o Senhor, e simplesmente ame-O por alguns minutos.

O que você acha? Contribua com um comentário: