Mentira #11. Sua principal responsabilidade é servir a Deus

Trecho do livro “52 Lies Heard in Church Every Sunday”, de Steve MacVey (entre aspas). Eventualmente acrescento algo meu.

=============================================

“Ouça o sermão típico em uma igreja típica e é quase certo que você sairá de lá convencido que a coisa mais importante em seu relacionamento com Deus é o serviço espiritual. Servir é o grito de guerra da religião legalista. Muitas pessoas acreditam que servir é a razão pela qual Deus os chamou à fé em Jesus Cristo. O lema “chamados para servir” encontra eco em muitas igrejas do mundo moderno. Esse conceito errôneo é compartilhado por todas as religiões, desde o paganismo mais primitivo.

Os praticantes das religiões pagãs da antiguidade chegavam a extremos para aplacar seus deuses. Afinal, um deus irado é capaz de fazer coisas terríveis, tais como pragas, terremotos ou fome, se não formos cuidadosos. Mas a realidade patética é que nos dias de hoje, já tendo sido revelada a verdade bíblica, existem muitos cristãos que pensam e agem segundo aquela tradição pagã. Mesmo que alguém diga: ‘mas eu não sirvo a Deus por medo, e sim pela responsabilidade que tenho com relação a Ele’, ainda assim a motivação do serviço contínua sendo a mesma. Pensar que Deus está interessado no que nós façamos por Ele é estranho ao ensino das Escrituras. Existe um erro fundamental nessa forma de pensar: é a ideia de que o Deus Todo-Poderoso e Todo-Suficiente NECESSITA algo que você ou eu temos para dar. Ao dirigir-se aos pagãos de Atenas, Paulo disse ‘O Deus que fez o mundo e todas as coisas que nele existem … não habita em templos feitos por mãos humanas, NEM É SERVIDO POR MÃOS HUMANAS, COMO SE PRECISASSE DE ALGUMA COISA, posto que Ele mesmo dá a todos vida, respiração e tudo mais’ (At 17.24-25). Deus é um Doador; o único Ser auto-suficiente que verdadeiramente não tem necessidade alguma. Ele uma vez disse: ‘Se eu tivesse fome, não lhe diria, pois meu é o mundo, e tudo o que ele contém.’ (Sl 50.12).”

“A verdade sobre essa questão contém uma boa e uma má notícia. A má notícia é que Deus não precisa de você. Desculpe, mas Ele não precisa de nada do que você tem. Por que pensaríamos que Aquele que do nada trouxe à existência todas coisas precisaria de nós para o servirmos? Pensar assim seria superestimar nosso valor, ao mesmo tempo que subestimaria enormemente o poder de Deus fazer o que Ele quiser.”
Mas se a má notícia é que Deus não precisa de você, a boa notícia é que Deus DESEJA você! Ele não está buscando uma camareira para contratar, mas deseja ardentemente uma noiva – e ela, meu amado, é VOCÊ!
“Mas então não existe lugar para o serviço a Deus? Claro que sim! Porém a grande diferença é nós servimos a partir do amor transbordante que temos por Ele. O amor faz com que nós DESEJEMOS fazer as coisas que O honram.”
“Portanto, o principal não é servir a Deus. É saber o quanto Ele nos ama. Quando temos essa revelação, descobrimos uma paixão por servi-lo crescendo dentro de nós. E quando você serve ao Senhor como um transbordar do Seu amor colocado em nós, servir torna-se o oposto de um peso; torna-se uma alegria!”

Uma resposta

  1. Achei maravilhoso esse esclarecimento!
    Como é bom saber que Deus é um Deus doador, de imenso amor, que não nos cobra nada. Nem o nosso amor por Ele.
    Infelizmente as igrejas no mundo são feitas por homens e por isso que somos “cobrados em servir a Deus”.
    Também porque existem e atuam, infelizmente, os principados e potestades (Ef. 2:2 e Zc 3: 1-5) que agem na Terra, inclusive dentro das próprias igrejas criando essas mentiras.
    Agradeço!
    Deus o abençoe!

O que você acha? Contribua com um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s