Por que Deus não se revela mais claramente?

gods-love34A Bíblia se refere a Deus muito mais como sendo um Ser “oculto” do que “óbvio”. Veja por exemplo: Salmos 10.1, 27.9, 55.1; Isaías 8.17. Por que será que Deus age assim? Qual será o motivo? Não seria tudo mais fácil se Ele se revelasse claramente à humanidade, deixando por exemplo uma mensagem miraculosa com letras de ouro suspensas no céu durante 10 minutos, todo fim de tarde, dizendo: “Eu Sou Deus. Convertam-se!”?

Uma vez os fariseus pediram que Jesus fizesse um sinal miraculoso, para que eles então cressem nele. Mas Jesus se recusou! (Mateus 12.39). Qual será o motivo? Será que Jesus, que deu a vida pela humanidade, não estava interessado em salvar aqueles homens? O relato que o próprio Jesus fez do rico impiedoso e do pobre chamado Lázaro (Lucas 16.19-31) nos ajuda a entender o porquê. Para que alguém conheça a Deus é preciso que primeiramente sinta necessidade dEle e se  arrependa. Então (e só então) será perdoado e salvo. Se Deus se revelasse a nós pela grandiosidade de um milagre ou pelo temor de seu poder, nós não o buscaríamos com sinceridade de coração. Jesus censurou aqueles que o seguiam apenas “pelo pão que perece” (João 6.26-27). E quando Deus se manifestou de forma poderosa, fazendo tremer o Monte Sinai, o povo pediu que apenas Moisés falasse com eles, e não Deus  (Êxodo 19.20).

Então a resposta é: Deus se oculta de nós para que O busquemos e tenhamos comunhão com Ele (Jeremias 29.11-14; Tiago 4.8). Se Deus não se ocultasse, nós não o buscaríamos, e se não o buscássemos, continuaríamos irremediavelmente perdidos em nossos pecados. Concluímos, portanto, que é o Amor de Deus por nós que O leva a ocultar-Se, para que O busquemos, O achemos, e desfrutemos da Sua gloriosa presença em nossas vidas! (Mateus 11.28-29; João 6.37).

O que você acha? Contribua com um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s