Mentira #17: Você deve viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia

Nota: Trechos do livro “52 Lies Heard in Church Every Sunday”, de Steve MacVey, entre aspas. Eventualmente acrescento algo meu.

==================================================

“Dizer que o título acima é uma mentira pode lhe colocar em problemas entre a maioria dos cristãos. Para aqueles que durante toda sua vida foram ensinados que a Bíblia foi escrita justamente para nos ensinar como andar corretamente, aquela afirmativa soa como heresia. Para considerar esse assunto, façamos uma pergunta fundamental: com qual finalidade a Bíblia foi escrita?

Como um manual de procedimentos para uma vida correta? Eu acho que não. Não há dúvida de que a Bíblia é muito proveitosa para nos instruir em justiça, pois em 2Tm 3.16-17 ela própria afirma isto. Mas o que significa ‘ser instruído em justiça’? Será apenas uma questão de aprender como devemos agir? Adotar um novo comportamento? Não, não é isto. O que é que realmente significa ser justo? A Bíblia é muito clara sobre isso. Ela ensina que, por causa da abundante graça de Deus, nós recebemos o DOM da justiça (Rm 5.17).  Mas o que vem a ser esse dom da justiça que é nosso? Lemos em 1Co 1.30 que JESUS é a nossa justiça. Portanto, justiça não está baseada em algo que fazemos, mas sim no que ELE fez. Justiça é uma Pessoa, e não uma performance religiosa que realizemos. Quando compreendemos isso, veremos claramente que a finalidade da Bíblia inteira é apontar para Jesus. É sobre quem Ele é, e o que Ele fez a nosso favor. É sobre seu amor por nós. De novo: o ponto central da Bíblia não somos nós ou o que nós devemos fazer; é sobre ELE. Logo, concluímos que não devemos viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia, mas sim VIVER PELA VIDA DE JESUS QUE RESIDE EM NÓS! Nossos atos de justiça devem fluir a partir dessa revelação, e não de algum código moral que erradamente tentemos extrair das Escrituras.”

“Alguns podem argumentar que esse ponto de vista menospreza a importância da Bíblia em nossas vidas, mas eu discordo fortemente disso. Pelo contrário, quando tentamos fazer da Bíblia um manual de conduta moral e religiosa, em vez de um álbum de imagens que nos revela a beleza de Jesus Cristo, é justamente aquele enfoque equivocado que denigre a verdadeira essência da Bíblia. Existem inúmeros livros que transmitem regras morais para viver, mas somente um revela Jesus Cristo em sua glória e majestade, e esse livro é a Bíblia.”

“Se você foi ensinado que o propósito da Bíblia é nos ensinar como devemos viver, você não está sozinho. Mesmo nos tempos de Jesus havia aqueles que pensavam que as Escrituras eram um conjunto de regras para guiar nosso comportamento. As pessoas mais rigorosamente religiosas no primeiro século eram os fariseus. Eles eram verdadeiros especialistas nas Sagradas Escrituras. Eram os intelectuais bíblicos de sua época, os líderes morais da nação, os praticantes religiosos mais fervorosos e dedicados. Se você quisesse encontrar alguém que se esforçasse de todo o coração para viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia, bastava encontrar um fariseu. Boa parte deles conhecia o AT de memória! Porém, de acordo com Jesus, eles perderam completamente o ponto central das Escrituras, que era dar testemunho de JESUS (Jo 5.39-40).”

“Existem muitos cristãos hoje em dia que falam muito mais sobre o Bíblia e sobre as coisas que ela ensina, do que sobre a própria pessoa de Jesus. Isso nos deveria servir como a luz vermelha de um alarme. A Bíblia não é um fim em si mesma. Ela é um livro de graça que aponta para Jesus. Ele é a nossa busca, o nosso alvo. Se nós não estamos sendo guiados à pessoa de Cristo e à fé nEle, estamos perdendo o propósito central de toda a Bíblia.”

“Eu passei a minha vida estudando e ensinando a Bíblia. Eu amo a Bíblia mais do que as palavras possam expressar. Mas por mais que eu ame estudar e ensinar a Bíblia, ajudando outras pessoas a descobrir quão grande benção ela é, aprender a Bíblia não é o principal. À medida que vivamos nEle e que Ele viva em nós, nós acercaremos da Bíblia com a atitude correta, sabendo que ela aponta para Ele. Através das Escrituras, Cristo, que é a Palavra Viva, se revelará a nós, ensinando-nos como viver pela vida dEle. Nós amamos a Bíblia de todo o coração, mas vivemos pela vida de Jesus Cristo dentro de nós!”

Uma resposta

  1. Concordo plenamente, as pessoas aprendem a viver sob regras e limites morais de determinado grupo se baseando em “pontos biblicos” e não observam que o Cristo nas escrituras quebra as regras grupais para salvar o individuo!

O que você acha? Contribua com um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s