Mentira #18: Você precisa encontrar a vontade perfeita de Deus para sua vida

Nota: Trechos do livro “52 Lies Heard in Church Every Sunday”, Steve MacVey, entre aspas. Eventualmente acrescento algo meu.

===============================================

“Conhecer e cumprir a vontade de Deus para sua vida é um dos grandes mandamentos da igreja atualmente. Afinal, todo cristão deve importar-se com essa questão, não? Isso soa como algo muito bom e nobre. O que poderia ser melhor que procurar descobrir o que Deus quer para nossa vida? Só existe um pequeno problema com essa crença tão popular: ela não é bíblica. Em nenhum lugar as Escrituras dizem que a vontade de Deus é algo que você deva procurar.

A essa altura, você já está percebendo o denominador comum do que temos discutido nessas mentiras aparentemente inocentes? Todas elas apontam para algo que VOCÊ deve fazer na sua caminhada com Deus. Essas mentiras estão grávidas de um senso pesado de “VOCÊ TEM” ou ” VOCÊ PRECISA” ou ainda “VOCÊ DEVERIA” fazer tal e tal coisa. Essa perspectiva que coloca a responsabilidade primária em você é a pedra fundamental do legalismo religioso: é sempre uma questão do que VOCÊ faz, em vez do que o seu Pai amoroso fez.”

“Insistir que você precisa encontrar a vontade perfeita de Deus para sua vida claramente coloca todo o peso sobre você, para descobrir o que você ainda não vê. Já conheci inúmeras pessoas que chegaram perto de desesperar-se ao tentar achar a resposta perfeita de Deus para suas vidas. Muitos cristãos vivem com um temor  neurótico de terem perdido (ou de que possam vir a perder) o chamado de Deus para eles. Vivem em angustiante dúvida sobre suas escolhas na vida: “Será que casei com a pessoa certa?”; “Será que entrei na escola correta?”; “Escolhi bem a minha profissão?”;  “Estou no emprego correto?”; “Vivo na cidade certa?”

“Todo esse peso de responsabilidade não é graça, e certamente não é a verdade. É puro legalismo em sua máxima expressão. A verdade é que VOCÊ não precisa encontrar a vontade de Deus para sua vida. É DEUS quem vai lhe revelar a vontade dEle para você, através do seu relacionamento com Jesus Cristo. De fato, a vontade de Deus para sua vida É o próprio Cristo. ELE é a sua vida, e a vontade do Pai para você será conhecida à medida que você ande com o Filho. Você não precisa buscá-la; é Ele quem vai lhe mostrar.”

“Não existe absolutamente nada no NT que convoque os crentes a buscar a vontade perfeita de Deus para suas vidas. Pode procurar o quanto quiser, que você não vai encontrar lá nem uma passagem sequer que diga tal coisa. Existe nas Escrituras alguma coisa sobre conhecer a vontade de Deus? Sim. Paulo falou sobre isso em Rm 12.1-2. Note que essa é a segunda chamada à ação que Paulo faz aos cristãos no livro de Romanos (a primeira é um trecho similar em Rm 6.11-14). Mas antes disso o  apóstolo já passou ONZE capítulos ensinando sobre a graça de Deus em Cristo Jesus, e só depois nos exorta a fazer escolhas e agir. Isso certamente deveria dizer-nos algo sobre como se vive a vida cristã. Tudo o que nos mova a agir deveria emanar do entendimento de quem é Jesus Cristo, quem Ele é em nós, e quem nós somos nEle. E o que é que Paulo tão solenemente nos roga que façamos? Simplesmente que nos apresentemos em espírito de adoração, conhecendo e reconhecendo o fato de que Ele é Deus, e que nós dependemos totalmente dEle. Pode parecer muito simples, mas este é o caminho da graça. E é um enorme passo na direção correta: render-se completamente a Ele. E então, tendo realizado essa primeira escolha fundamental, Paulo acrescenta: “e não sejam conformados a este mundo, mas sejam transformados (NOTA IMPORTANTE, minha: o original grego está na voz passiva – implicando que o elemento ativo nesse processo de transformação é o próprio Deus, e não nós!) pela renovação da vossa mente, para que experimenteis (voz ativa – e aqui cabe nós nos lançarmos a esta experiência) qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”

Portanto, Paulo mostra que discernir a vontade de Deus para nossa vida é muito simples: basta que nos apresentemos a Ele (Nota minha: observe que o “apresenteis” está no plural, indicando principalmente uma ação corporativa da comunidade, e não apenas a ação individual) confiando que ele nos revelará como agir. Você escolhe não deixar-se moldar pela forma de pensamento do mundo, para não ser guiado pela cultura vigente ou pela opinião popular. E Deus transforma sua mente para poder discernir e experimentar a vontade dEle para sua vida.

“Concluindo, a mentira é que cabe A VOCÊ encontrar a vontade de Deus, como se fosse algo oculto. A verdade é que é desejo e responsabilidade DE DEUS tornar a vontade dEle conhecida por você, e ainda por cima providenciar os meios para que ela seja realizada através de você. Você não tem que buscá-la; basta fazer de Jesus o seu foco, e a vontade de Deus lhe será revelada. Isto é graça. Deus tem, sim, um chamado para você, e Ele mesmo se encarregará de que você o conheça e o cumpra. A Bíblia garante que Ele é fiel não apenas para fazer com que você conheça o chamado dEle para você, como também que Ele o tornará realidade em sua vida. Leia 1Ts 5.24.”

“Portanto, não aceite mais a mentira de que você tem que encontrar a vontade de Deus. Esse peso de responsabilidade não é seu, porque Deus é quem se encarrega disso. E qual deve então ser a sua resposta? “Em tudo dai graças, porque ESTA É A VONTADE DE DEUS PARA VÓS, em Cristo Jesus” (1Ts 5.18). Então simplesmente relaxe, renda-se ao Senhor Jesus e Ele revelará e realizará Sua vontade em você, a Seu tempo e à Sua maneira.  A única coisa que cabe a você é dizer: ‘Obrigado, Senhor!’. ESSA é a vontade dEle para você!”

O que você acha? Contribua com um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s